Preciso ser mãe para ser feliz? Ser mãe é sinônimo de mulher completa e realizada? Todo este assunto parece um absurdo isso, mas realmente não é…
Apesar de estarmos no século XXI, ainda conhecemos muitos machistas por ai. E não é somente homens machistas não.
Quando a gente vê um story de uma colega ou amiga e a pessoa está sozinha ou tem marido, mas já tem mais de 35 anos e ainda não tem filho, o que você pensa?
Nossa….ela estava namorando com aquele rapaz e pelo jeito não vingou….Tá aí na ceia de natal sem nenhum namorado. E ela já tem 37 anos….
Do jeito que está não vai dar pra ter mais filhos…. ou será que ela não quer? Não consegue ter um filho? Tem algum trauma de infância? Pois é. esse tipo de pensamento é mais comum do que imaginávamos.
E minha opinião é liga o f….e seja feliz. Existe muita coisa em cima das costas das mulheres e ter ou não um filho não é requisito para ser feliz ou ser uma pessoa realizada.
Quantas mulheres solteiras ou sem filhos foram e são bem sucedidas.
E diga-me a verdade, quantos casamentos foram arruinados após um filho…. porque os pais não souberam manter o encanto no relacionamento, se distanciaram, não reservaram um tempo para o casal ou até mesmo deixaram de cuidar de sua aparência….Sempre existe o lado bom e o ruim para tudo. Só basta a gente ver qual lado tem mais benefícios.
E não é errado escolher não ter filhos. De jeito nenhum.
Vou elencar agora alguns pontos. Não sou e nunca serei o dono da verdade. Se eu esquecer de alguma coisa aqui, comente para poder aprender também junto com vocês!
Decidi ser mãe
- vou poder ensinar a alguém as belezas da vida
- vou ter um filho com a minha cara ou com a cara do meu esposo/namorado
- vou dar continuidade a minha família. Meu sobrenome será repassado por mais gerações
- meu filho vai dar continuidade aos negócios da família.
- meu filho vai cuidade de mim quando eu for idosa.
- engordarei muito
- já durmo pouco, vou dormir menos ainda.
- precisarei ter mais tempo nos afazeres domesticos ou contratar uma diarista.
- será que meu esposo vai continuar a ter interesse por mim, mesmo estando grávida?
Decidi ser mãe, mas tenho mais de 35 anos
Decidir ser mãe não é uma tarefa fácil, e uma das coisas que todas as mulheres devem pensar é até que idade pretende ser mãe.
A idade é limitante, sim. Contudo, não vai te impedir de ser mãe, mas talvez tomar um caminho diferente.
Se a idade está avançada, alguma dificuldade poderá aparecer, entretanto a biotecnologia trouxe possibilidades que nossas avós não tiveram tais como fertilização in vitro. Ah…não podemos esquecer que a adoção é sempre um bom caminho.
Quer um guia sucinto que tem tudo pra você que quer ser mãe? Leia nosso material
Vou deixar um link de um vídeo interessante sobre adoção. Desfrute-se
Decidi não ter filhos
Não terei nenhum bebê com a minha cara ou do meu esposo
Talvez o sobrenome de meu pai vai se acabar por aqui pois somos apenas filhas mulheres….
Terei mais tempo pra mim e pro meu esposo. Viajaremos mais, poderei fazer os procedimentos estéticos que tanto quis.
Não terei ninguém para cuidar de mim quando eu for idosa.
Caso tenham decidido não ter filhos, é bom pensar quem poderia cuidar de vocês quando não tiver mais condições físicas ou mentais de se cuidar por si só. Se serão parentes, cuidadores ou você estará numa casa de repouso.
É importante você mensurar qual será o gasto mensal para ter alguém cuidando de você por pelo menos 5 anos, poupar esse valor enquanto você está economicamente ativo para que no futuro você não tenha surpresas.
A DECISÃO
Essa decisão é muito difícil, realmente. Passei anos com esta dúvida e somente as coisas ficaram mais claras após abordar este tema em terapia com psicóloga, tanto eu quanto a minha esposa.
E posso te afirmar, não existe escolha errada neste assunto. Errar é não dialogar bem com o seu parceiro(a) e falar todos os seus medos e anseios. E a orientação de um profissional para te ajudar neste momento é de extrema importância.
Espero ter deixado um pouco mais claro as vantagens e desvantagens de ter ou não filho. Esqueci de algo? Comente aqui
Quer que tratemos de um outro assunto? Mande-nos sua sugestão